domingo, 5 de setembro de 2010

Resposta do Secretariado

O Secretariado do Bloco de Esquerda, decidiu responder, dois meses depois de entregue a subscrição, a alguns subscritores da convocatória da Convenção Extarordinária.
Aqui fica a resposta para todos, especialmente para os camaradas que não foram contemplados com a resposta do Secretariado.

AOS SIGNATÁRIOS DA PETIÇÃO POR UMA CONVENÇÃO EXTRAORDINÁRIA

Caro camarada,

A Mesa Nacional do Bloco de Esquerda recebeu uma lista de membros do Bloco, sem assinaturas, apelando à realização de uma Convenção Extraordinária acerca das eleições presidenciais. Essa lista incluía o teu nome. Vimos por isso responder ao teu apelo.

Registamos a posição dos signatários da lista. Como sabes, a petição argumentava que, face à existência de “duas candidaturas presidenciais [Alegre e Nobre] que se movimentam na nossa área de influência", competiria a uma Convenção Extraordinária fazer a escolha. Em final de Maio, num comunicado público em nome de todos os “signatários do apelo”, Alegre já passava a ser equiparado a Cavaco Silva.

Qualquer destas duas posições é certamente discutível. Mas, como sabes, a Mesa Nacional entendeu que o mandato da Convenção estava estabelecido com clareza e aprovou uma resolução de apoio a Manuel Alegre, com dois votos contra, na sua reunião de Janeiro. Na sua reunião de Março, alguns membros da Mesa propuseram a realização da Convenção Extraordinária, tendo recolhido oito votos. A resolução da Mesa, recusando essa convocação, está disponível aqui para todos os aderentes.

A petição agora entregue inclui 306 nomes, alguns dos quais repetidos e com outros que não são membros do Bloco. Ora, como sabes, os Estatutos estabelecem que é preciso 10% de assinaturas para a convocação da reunião. A lista representa cerca de um terço dessa regra e não tem, portanto, efeito estatutário.

Saudações bloquistas,
O Secretariado do Bloco de Esquerda

Sem comentários: