sexta-feira, 14 de maio de 2010

Conclusões da reunião de Braga: Por um candidato do Bloco!

Cerca de metade das três dezenas de aderentes do Bloco de Esquerda que no distrito subscreveram a Convenção extraordinária reuniu na sede de Braga, na sequência dos encontros que durante este mês se realizaram e realizarão em diversos pontos do país.

Em Braga o debate foi vivo e muito participado, tendo os presentes deliberado, consensualmente, transmitir aos demais subscritores da Convenção o seu ponto de vista sobre as próximas iniciativas deste grupo de militantes.

Resumidamente, as decisões tomadas em Braga foram as seguintes:

1 – Prosseguir a recolha de assinaturas até ao final do mês, com o objectivo de que as mesmas sejam entregues na próxima reunião da Mesa Nacional.

2 – Independentemente do número de assinaturas recolhido, não permitir que o debate sobre as presidenciais se transforme numa discussão sobre números, percentagens, ou outros aspectos do funcionamento interno do Bloco.

3 – Decorre do ponto anterior a necessidade de que os subscritores da Convenção tornem claro o seu repúdio político à candidatura de Manuel Alegre / PS, numa altura em que o governo e a direita lançam uma grande ofensiva contra os trabalhadores portugueses, perante a qual não há lugar para hesitações ou meias palavras. Ou se está com as políticas anti-sociais de Sócrates e Passos Coelho, ou se está na luta com firmeza.

4 – Neste contexto de agravamento das políticas capitalistas, importa que o nosso partido, com ou sem Convenção extraordinária, reveja a sua posição face às presidenciais, porque é por demais evidente que Manuel Alegre não é protagonista de “uma candidatura presidencial da convergência mais ampla possível para a luta política da esquerda”, conforme aprovou a VI Convenção. PS, BE e PDA não são obviamente a “convergência mais ampla possível para a luta política da esquerda”, contra o governo PS e a direita conivente. Não existindo qualquer outro candidato já apresentado, ou anunciado, com esse perfil, importa que se cumpra a segunda parte da resolução aprovada no órgão máximo do partido, ou seja, que o Bloco de Esquerda decida “apoiar uma candidatura da sua área política no caso em que essa alternativa [convergência mais ampla possível] não se concretize”.

Braga 14 de Maio de 2010

2 comentários:

josé manuel faria disse...

Assino as conclusões da reunião.

Fernando Nobre está a colar-se a um discurso de "salvação nacional" perigoso, mas, mesmo assim, por se tratar de um homem que se rege pelo Humanismo e solidariedade, que não está preso ao PS e vem de fora, prefiro-o a Alegre.

No entanto, o BE tem ainda tempo de encontrar um candidato da sua área.

José Manuel Faria nº364, Vizela

Anónimo disse...

Saúdo a reunião de Braga e os camaradas que nela estiveram presentes e participaram! Acresce que concordo com a conclusões.
João Pedro Freire
Matosinhos