segunda-feira, 10 de maio de 2010

Livres e democraticamente

No último sábado realizou-se, em Lisboa, a primeira reunião de subscritores da Convenção Extraordinária. Duas dezenas de camaradas discutiram abertamente a acaloradamente as questões relacionadas com a convocatária, as Presidenciais, analisaram a situação política e deram opiniões sobre os caminhos a trilhar (muitas delas divergentes, mas todas com o mesmo objectivo: voltar a levar a participação para dentro do Bloco, fazer um Bloco de militantes e não, apenas ou sobretudo, de eleitores e de funcionários!). Aqui e ali viu-se algum desencanto e algum cansaço, mas, no final, ficou a certeza que nenhum dos camaradas presentes naquela sala da sede de S. Bento pensa em desistir, nem do Bloco, nem de serem ouvidos nas tomadas de posições do Bloco.

Foi uma discussão à volta de uma mesa, sem tempos definidos nem intervenções finais, onde cada um e todos tiveram o tempo que quiseram para livre e democraticamente expressarem a sua opinião.

Foi, como se pretendia, uma reunião de auscultação e de discussão. Esta semana terão lugar as reuniões de Braga e de Faro. No final, depois de ouvidos os camaradas que connosco quiseram partilhar este caminho, tirar-se-ão as conclusões e tomar-se-ão decisões, da forma que nos comprometemos desde o primeiro dia deste movimento: colectiva e democraticamente.

Sem comentários: