quarta-feira, 5 de maio de 2010

A palavra dos militantes: Sobre o apoio do Bloco a Manuel Alegre

Desde o inicio que o Bloco decidiu apoiar o Manuel Alegre e eu não concordei. Sempre achei que ele é uma muleta do PS, uma pessoa agarrada aos seus interesses e que procura protagonismo. Mostrou isto quando, depois de criticar o governo durante 4 anos, aparece ao lado do Sócrates a pedir a maioria absoluta, e sempre me pareceu que em momentos de aperto ia sempre para o lado do Partido Socialista.

Uma coisa é apoiar uma proposta de qualquer força politica para podermos avançar com essa proposta que achamos justa e fiel aos nossos valores, e mesmo, juntamente com essa força politica, unirmo-nos para trazer essas propostas, pois, acima de tudo, o que está em causa são as propostas muito além de quem propõe, e outra coisa é apoiar um candidato que não faz o combate ao PS. O PS é um partido neo-liberal e capitalista juntamente com o PSD e ambos fazem o bloco central e é este bloco central que temos de combater, e não apoiar muletas do PS. Não tenham duvidas que Manuel Alegre em questões de aperto vai sempre virar-se para o seu Partido ao qual, aliás, ele sempre mostra muito orgulho em pertencer, e agora na sua apresentação oficial nem uma critica ao governo fez.

Já mostrou o que podemos esperar, eu admito que ele foi incómodo no PS, foi uma voz critica às politicas neo-liberais mas o que é certo é que por um apoio do PS à sua candidatura esqueceu essas criticas e apareceu ao lado do Sócrates nas Legislativas, agora nem uma critica fez, e vai de certeza estar ao lado de Sócrates na sua campanha.

Se houvesse uma candidatura ampla, mas de Esquerda de combate ao Bloco Central, achava muito bem que o Bloco apoiasse essa candidatura, trazia mais pessoas para a nossa luta, para a politica, pois o que interessa era a luta politica. Infelizmente não há uma candidatura assim: o Fernando Nobre podia ser, pelo menos podia trazer muita gente fora da politica e da sociadade civil, e apesar de reconhecer o trabalho feito na sociadade pela AMI, não o consigo compreender politicamente, não consigo perceber em termos de programa politica se é capitalista, socialista ou social-democrata, está muito indefenido politicamente o que me impede de o apoiar, o que me faz se não surgir mais nenhuma candidatura achar que se devia apoiar uma candidatura própria do Bloco.

Não queria deixar de dizer que não concordo que o Bloco deva apoiar o candidato do Partido Comunista, sobretudo se for da área sectária (que é a maior) pois não trazia unidade à esquerda que é precisa para combater o bloco central. Só mesmo um Carvalho da Silva é que eu apoiaria.

Luis Costa - Faro - 4022

Sem comentários: