quinta-feira, 27 de maio de 2010

“Ele [Alegre] nunca derrotou o PS” na Assembleia da República

Strecht Ribeiro, vice-presidente da bancada parlamentar socialista e que já disse estar ao lado de Alegre, defende que o apoio do PS ao candidato presidencial não deve ser visto como uma questão pessoal, mas sim como uma questão política. Admite que no passado houve tensão entre ele e a bancada, mas faz questão de lembrar que ele “nunca derrotou o PS”.

“Nós, direcção de bancada [na anterior legislatura], dissemos ao Alegre: se tu alguma vez nos derrotares [ao votar contra as propostas do PS], a direcção da bancada demite-se. Ele sabia isso e a verdade é que nunca nos derrotou. Ele nunca deu esse passo , que sabia que seria muito mau para o partido”, contou ao PÚBLICO.

Strecht Ribeiro admite haver “divergências” no PS, mas lembra que elas sempre existiram em relação a presidenciais, com excepção da primeira candidatura de Eanes e da segunda de Soares. E acrescenta ser importante não esquecer que Alegre “não é um candidato do PS”, mas sim “um candidato a quem o PS dá o seu apoio”.

Aos militantes que alegam o facto de o PS não se poder colocar ao lado das querelas”: “Temos de apoiar um candidato para derrotar o candidato da direita. Queremos estar ao lado do PSD e do CDS na reeleição de Cavaco?

Se alguém levantasse essa hipótese, ela seria discutida, mas ninguém a levanta. Para mim é claro quem é o meu adversário e não percebo a dificuldade de alguns em defi nirem quem querem derrotar”, acrescenta.

Strecht Ribeiro diz mesmo estranhar que “militantes do partido se ponham no papel de analistas, quando seu papel deve ser de militância”.


Luciano Alvarez PÚBLICO

Sem comentários: