quarta-feira, 14 de abril de 2010

"Se o PS tivesse já anunciado o apoio a Manuel Alegre, certamente que já teríamos atingido os 10% de peticionários"

José Moreira, 42 anos, eleito para a Assembleia Municipal de Faro, membro da Comissão Coordenadora do Núcleo de Faro do Bloco de Esquerda, delegado à VI Convenção Nacional pela Lista A, membro da Direcção Nacional do Sindicato Nacional do Ensino Superior.

P: Porque é que um pedido de convocatória extraordinária de Convenção Nacional do Bloco de Esquerda neste momento faz sentido?
R: Uma convenção extraordinária faz sentido para permitir uma escolha participada do candidato ou candidata a apoiar pelo Bloco de Esquerda, a escolha numa Convenção Nacional para além do debate de diversos cenários alternativos reforçaria o peso político das bases e o compromisso do Bloco com a decisão tomada na Convenção Nacional.

P: Antes ou depois da declaração pública de apoio a Manuel Alegre, em que momento participaste na discussão das presidenciais?
R: Tal como todos os delegados à VI Convenção Nacional, participei nas discussão das teses, e no meu caso votei favoravelmente o perfil definido pela moção A. Não participei em qualquer discussão prévia sobre o apoio à candidatura de Manuel Alegre. Posteriormente ao anúncio do apoio a Manuel Alegre, muitos Camaradas do núcleo de Faro e do Algarve têm expressado muitas reservas, quer ao apoio a Manuel Alegre, quer, sobretudo, ao tempo e ao modo em como o mesmo foi anunciado.
Para mim não é claro que Manuel Alegre caiba no perfil definido na VI convenção, e não estou nada convencido da bondade de apoiarmos o mesmo candidato que o Partido Socialista.

P: Independentemente dos peticionários conseguirem os 10% exigidos pelos Estatutos do BE, o que vai acontecer a seguir?
R: Antes de mais tenho a convicção de que se o PS tivesse já anunciado o apoio a Manuel Alegre, certamente que já teríamos atingido os 10% de peticionários, tal como se o PS tivesse anunciado o não apoio a Manuel Alegre também o número de peticionários seria certamente mais reduzido.
Quanto ao que vai acontecer a esta petição, gostaria que a Mesa Nacional tivesse em conta que um número significativo de militantes activos de varias tendências e diferentes posições sobre a candidatura a apoiar subscreveram esta petição. E que a realização de uma Convenção Nacional reforçaria a democracia interna do Bloco e acrescentaria força à solução saída da Convenção Extraordinária.
Mesmo que esta petição não tenha consequências a curto prazo, estou certo que a médio prazo ela será considerada um momento de aprofundamento do debate interno, num partido que necessita de consolidação ideológica. Numa organização política plural o debate interno franco e aberto é essencial para a definição de rumos e objectivos claros que conduzam à transformação social que tomos almejamos.

Sem comentários: