quarta-feira, 17 de março de 2010

A palavra dos militantes

A propósito deste artigo de Daniel Oliveira (http://arrastao.org/sem-categoria/presidenciais-1-o-meu-voto-o-meu-candidato/):

Caro Camarada Daniel Oliveira,

Não voto no teu candidato!
O apoio a Manuel Alegre está fundado em dois erros básicos de análise, são eles:

I) o Partido Socialista é um partido de esquerda
II) o candidato Manuel Alegre representa a ala esquerda do PS, e representa a possibilidade de formação de governo com um programa de Esquerda.

Notoriamente:
a) O PS não é uma partido de Esquerda, a palavra Socialista é apenas um anacronismo histórico, tal como escrever Pharmacia com Ph.
b) O candidato Manuel Alegre não representa a ala esquerda do PS, que o digam alguns dos seus camaradas do MIC, que têm vindo a ser paulatinamente decapitados pelas estruturas do PS.
O candidato Manuel Alegre é uma apólice de seguro do PS, destinada a não deixar fugir votantes e militantes de esquerda, como bem ficou provado nas últimas eleições legislativas.
O PS jamais governará à Esquerda do Bloco Central dos Interesses, pois é uma das suas duas pernas.

É legitimo que muitos militantes, ou como é mais politicamente dizer aderentes do Bloco, queiram que este partido se transforme no novo MES!
Não é esse o caminho que defendo para este partido!
Não almejo entrar no PS pela "esquerda", o meu entrismo trotskista tem o limite da decência.

Precisamos de debate democrático sobre esta matéria.

José Moreira - 6643 - Faro

2 comentários:

Daniel Oliveira disse...

"que o digam alguns dos seus camaradas do MIC"
O meus camaradas são do Bloco de Esquerda. Não tenho camaradas que também não o sejam do camarada José Moreira.

O Bloco é um partido plural onde cabem, desde o primeiro dia, muitas correntes políticas, incluindo aquelas que não se revêem na história da chamada "extrema-esquerda" (termo que não gosto, mas à falta de melhor). Logo, paralelismo com o MES é absurdo.
Quando foi o debate na última convenção a discussão se Manuel Alegre era ou não de esquerda (como mostro no meu texto, já era de Alegre que então todos falávamos) teve lugar. Ou seja, se o tema é quem é Manuel ALegre o que se está a propor é uma segunda volta da última convenção.

Saudações
Daniel

Isabel Faria disse...

Daniel, penso que é claro no texto do José Moreira que ele se refere aos camaradas do Alegre e não aos teus camaradas...olha lê lá outra vez o texto.