segunda-feira, 15 de março de 2010

A palavra dos militantes

Não sei se deve ou não haver uma convenção extraordinária, mas entre Manuel Alegre e Fernando Nobre, prefiro claramente este.
Desta vez não estarei com o BE e até vai ser interessante fazer campanha contra o candidato apoiado pelo meu partido. Acontece, e acho que a culpa não é minha é do Partido e resulta de um exagerado calculismo que vai dar origem a uma aberração política. O BE apoia o candidato que nos atraiçoou nas últimas eleições legislativas contra outro que nos apoiou nas europeias, é, no mínimo, caricato.
Eu até estava disposto a engolir o sapo, se não aparecesse outro candidato que me desse mais garantias que o Alegre, felizmente apareceu e assim já não tenho que me enfastiar com a dieta de batráquios que me propunha fazer para combater o Cavaco.
Quanto às incoerências políticas do Fernando Nobre e da sua candidatura presidencial relativamente ao Manuel Alegre, o que posso dizer é que para mim Manuel Alegre e a sua candidatura, para já não falar do seu percurso político, são muito mais incoerentes e distantes dos nossos ideais, senão vejamos:
- Qual dos dois candidatos apoia a participação de Portugal nas Guerras do Iraque, Afeganistão, Somália, Iémen, Paquistão, etc ? Manuel Alegre, como em tudo, independentemente do que defenda, alegará os superiores interesses da nação para justificar a participação do país em todas as guerras à boa maneira republicana. Neste aspecto, que deveria ser fundamental para o BE, julgo que o Fernando Nobre pelas posições que tem tomado contra a Guerra, nos dá mais garantias que Alegre. Pesando a questão da Guerra com a do casamento gay, que para mim é uma questão irrelevante, ou seja, entre um presidente que vete a participação de Portugal nas guerras imperiais ou outro que vete o casamento gay, eu prefiro claramente o 1º .
- Como podemos apoiar alguém que andou de braço dado com o BE durante quase 4 anos, a dizer cobras e lagartos do PS e do actual primeiro ministro e nas últimas duas semanas da campanha eleitoral das legislativas aparece ao lado de José Sócrates a apoiar o PS. Se o BE é a alternativa ao PS, que leitura podemos fazer do apoio tardio de Alegre a Sócrates ? A leitura que eu faço, é que Alegre prefere qualquer coisa que seja do PS a outra que seja de Esquerda, mesmo contra o que defende. Isto é o PS em toda a sua grande miséria, é este tipo que vamos apoiar?
- Vamos fazer campanha ao lado de Sócrates e da pandilha de ladrões que o rodeia e que vão apoiar Alegre ? Eu assisti em Moçambique ao desembarque da comitiva Sócrates com o Alegre, para meu grande espanto, com os vigaristas todos, desde o António Vitorino até ao Fernando Gomes, só lá faltava o Vara.
- Fernando Nobre era o nosso mandatário há uns meses e agora já é nosso adversário, o que é que mudou em tão pouco tempo ?
Em jeito de conclusão, eu acho que devemos pagar ao Alegre na mesma moeda com que ele nos tramou, a meu ver esta tramadela foi uma das razões porque ficamos atrás do CDS, ou seja, mudar de campo alegando que há outro candidato que mais convém ao BE e à Esquerda e sem convenção extraordinária.

Carlos Miguel Vilar Patrão - Vila Franca de Xira

Sem comentários: